Temas para Iniciação Científica (IC)

As pesquisas acadêmicas e aplicadas são atividades importantes desenvolvidas pelo Departamento de Construção Civil, de acordo com a missão de avançar no conhecimento das áreas de sua atuação em benefício da sociedade.

Às vezes, iniciar uma pesquisa esbarra nos temas em que o aluno deve ou quer desenvolver. Para auxiliar estes alunos, abaixo, seguem alguns temas de desenvolvimento de pesquisas indicados pelo nosso corpo docente:

Clique aqui para ver a apresentação sobre Iniciação Científica do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da USP

  • Análise numérica da ação do vento em pontes suspensas Sugerido por:

    Fernando Akira Kurokawa

    Analisar, via CFD, a ação do vento sobre uma seção transversal do tabuleiro de uma ponte suspensa, com o intuito de investigar o comportamento aerodinâmico e aeroelástico.

  • Análise numérica do escoamento de ar em ambientes cirúrgicos (CFD) Sugerido por:

    Fernando Akira Kurokawa

    O foco dessa pesquisa é analisar o escoamento do ar no interior de uma sala cirúrgica para contribuir em uma melhor qualidade do ar no interior desses ambientes, utilizando uma ferramenta de simulação computacional Design Builder

  • BIM e Eficiência Energética Sugerido por:

    Sérgio Leal Ferreira

    Este projeto busca estudar a capacidade de integração entre programas modeladores (BIM) e programas simuladores de consumo de energia (baseados no EnergyPlus). A partir daí, propor o acréscimo de dados e características no modelo BIM de modo a que o ele seja efetivamente útil no ambiente de simulação e vice-versa.

  • Caracterização e análise de padrões de consumo de energia em área urbana selecionada em São Paulo Sugerido por:

    Karin Regina de Casas Castro Marins

    Identificar, medir e simular padrões de desempenho energético em edificações residenciais e comerciais, com vistas a diagnosticar o consumo de energia na área, em termos desagregados e totais.

  • Efeitos da Escala (Tamanho) para Análise das Políticas Urbanas (sem vagas para ICs no momento) Sugerido por:

    Alex Kenya Abiko

    Por meio do levantamento, sistematização e análise de dados estatísticos e indicadores selecionados, com base em uma visão sistêmica das cidades, pretende-se identificar quais são os efeitos da escala urbana presentes nas cidades do contexto brasileiro, procurando explicações para os resultados no processo de urbanização brasileiro, nas políticas urbanas e nas teorias de sistemas complexos e a partir disso fazer uma análise crítica das ações e políticas urbanas.

  • Estudo de Impacto de Vizinhança (sem vagas para ICs no momento) Sugerido por:

    Alex Kenya Abiko

    Desenvolvimento de uma metodologia objetiva, prática, abrangente, segura e confiável de se avaliar os impactos decorrentes da implantação, alteração ou requalificação de empreendimentos no meio urbano. Dentro dessa metodologia, objetiva-se também estabelecer um índice, uma forma de se mensurar o impacto.

  • Identificação e mapeamento dos condicionantes urbanos da circulação de pedestres em área urbana selecionada em São Paulo Sugerido por:

    Karin Regina de Casas Castro Marins

    Diagnosticar os condicionantes urbanos de motivação e definição de rotas de circulação de pedestres em área urbana selecionada, com base em pesquisa de campo e georreferenciamento.

  • Interface gráfica para avaliação de consumo energético em cidades Sugerido por:

    Sérgio Leal Ferreira

    Esse projeto visa complementar um projeto maior que pretende desenvolver uma plataforma computacional e interface gráfica espacializada para avaliação de condicionantes da morfologia urbana no consumo energético em cidades. O aluno desenvolverá os requisitos dessa interface em conjunto com o professor orientador.

  • Inventários de emissões antrópicas de gases de efeito estufa em projetos de requalificação urbana (sem vagas para ICs no momento) Sugerido por:

    Alex Kenya Abiko

    O objetivo desta proposta de pesquisa é desenvolver um método abrangente para apoiar a elaboração de inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) ao nível de uma região urbana específica, especialmente com foco em projetos de reabilitação urbana. Desenvolvimento de uma metodologia objetiva, prática, abrangente, segura e confiável de se avaliar os impactos decorrentes da implantação, alteração ou requalificação de empreendimentos no meio urbano.

  • Normas Técnicas para o Desenvolvimento Sustentável (sem vagas para ICs no momento) Sugerido por:

    Alex Kenya Abiko

    - Realizar análise cruzada comparativa entre indicadores de 3 diferentes plataformas: 1) nova norma 37120; 2) ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, e 3) Programa Cidades Sustentáveis - Elaborar cartilha explicativa de aplicação da nova norma ISO 37120: 2014 - Sustainable development of communities - Indicators for city services and quality of life

  • O impacto da conservação de água no dimensionamento de sistemas prediais de esgoto sanitário Sugerido por:

    Lúcia Helena de Oliveira

    Realizar ensaios laboratoriais na torre hidráulica do laboratório de sistemas prediais em uma configuração típica de um banheiro, tendo em vista reduzir o diâmetro de 100 mm para 75 mm de trechos do sistema predial de esgoto sanitário.

  • Simulação dos escoamentos nos sistemas prediais de esgoto Sugerido por:

    Cheng Liang Yee

    Estudo do escoamento interno nos sistemas de esgotos prediais e os efeitos da redução de consumo de água no desempenho dos sistemas.

  • Simulação dos processos de concretagem por um método de partículas Sugerido por:

    Cheng Liang Yee

    Modelagem dos escoamentos não-newtonianos e otimização dos processos de concretagem.

  • Sistemas prediais de água não potável Sugerido por:

    Lúcia Helena de Oliveira

    Levantar as características de desconectores para dimensionamento hidráulico de sistemas prediais de esgoto sanitário. Modelo para tomada de decisão de soluções para conservação de água.

  • Tecnologia Computacional aplicada à Construção Sugerido por:

    Sérgio Leal Ferreira

    Building Information Modelling: Manipulação e Modelagem de elementos da construção com o auxílio de ferramentas computacionais modernas. Orçamento automático, criação de bibliotecas, proposta para novas ferramentas. Utilização em projeto, gerenciamento, manutenção, etc.