MBA em Gerenciamento de Facilidades

Gerenciamento de Facilidades

Este MBA é focado em ampliar seus conhecimentos sobre a integração entre patrimônio, pessoas, processos e tecnologias para dar qualidade ao ambiente construído e aos negócios.

Trata-se de uma nova área de negócios que vem despertando a atenção do setor empresarial brasileiro e envolve a gestão dos espaços internos, do conteúdo e dos sistemas e equipamentos incorporados às edificações. Conhecida por Gerenciamento de Facilidades, ou Facilities Management, abrange tanto os complexos sistemas prediais de telecomunicações e informação, de automação e condicionamento de ar como outros mais simples – de limpeza, estacionamento, segurança e ajardinamento, por exemplo – assim como os serviços indiretamente relacionados à atividade.

O Gerenciamento de Facilidades integra propriedades, pessoas e processos de maneira a possibilitar que as empresas alcancem seus objetivos estratégicos, contemplando questões como qualidade do ambiente de trabalho, conservação de energia, uso racional da água e respeito ao meio ambiente. Trata-se de uma postura proativa, de execução de melhorias contínuas destinadas a dotar o edifício e seus sistemas de condições tecnológicas e funcionais permanentemente adequadas ao desenvolvimento dos negócios.

Indicadores obtidos em pesquisas nos países em que o gerenciamento de facilidades se desenvolveu fortemente (Estados Unidos, Reino Unido e Austrália) mostram redução de custos operacionais e aumento de confiabilidade, qualidade no ambiente de trabalho e produtividade.

Público-alvo: Com o objetivo de capacitar profissionais para atuar como líderes em gerenciamento de facilidades, o curso é dirigido a engenheiros civis plenos, arquitetos e administradores de empresas do setor de operação de edificações e outros profissionais de nível superior que tenham formação relacionada ao tema do curso e atuem na área.

Carga horária: 384h + monografia
Período: Noturno
Coordenador: Prof. Dr. Moacyr Eduardo Alves da Graça
Vice - coordenadora: Profa. Dra. Brenda Chaves Coelho Leite

Acesse o site do Poli Integra para obter informações como disciplinas do curso, corpo docente e processo seletivo.